Ano Novo Chinês em Pequim ⭐ Top o que fazer durante o Festival 2024

Viva a Magia do Festival do Ano Novo Chinês em Pequim: Um Guia para Celebrar 2024, Ano do Dragão

O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é a celebração mais importante na China, marcada por festejos, reuniões familiares e tradições culturais.

Se você estiver em Pequim durante o período do Ano Novo Chinês, você vai ter uma experiência sem igual.

Nesse artigo, vamos guiar você pelas melhores maneiras de viver a magia do Ano Novo Chinês em Pequim, desde visitar templos a disfrutar de festivais de neve espetaculares, e até ver a super famosa Gala do Festival de Primavera.

Então, pronto para entrar no ano do dragão com estilo?

Ano Novo Chinês em Pequim || Feiras nos Templos

Ano Novo Chinês em Pequim || Festival de Gelo e Neve do Desfiladeiro de Longqing

Ano Novo Chinês em Pequim || Baile de Gala do Festival da Primavera 

Ano Novo Chinês em Pequim || Fogo de Artifício e Espetáculo de Luz

Ano Novo Chinês em Pequim || Perguntas frequentes

Ano Novo Chinês em Pequim || Feiras nos Templos

chinese new year temple fair beijing
Performance em um templo da cidade celebrando o Ano Novo Chinês em Pequim

As feiras nos templos em Pequim são muitas e essenciais para aqueles que querem ter um gostinho mais tradicional do Ano Novo Chinês em Pequim e das celebrações do Festival da Primavera.

Espalhadas ao redor da capital, as feiras geralmente acontecem a partir do primeiro dia do ano novo lunar e variam em duração. Algumas continuam até o Festival das Lanternas (décimo quinto dia do primeiro mês do calendário lunar).

Enquanto a programação varia de feira para feira, não importa onde você escolher ir, você com certeza vai ver algumas performances folclóricas tradicionais da cultura chinesa, provar snacks e comidinhas tradicionais e poder comprar artesanato local.

Uma coisa para se preparar mentalmente é que as feiras geralmente estão bem cheias. Pode dar até a impressão de que é lá que Pequim inteira se esconde durante o feriado. 

Aqui vão 3 sugestões de feiras bem interessantes que você pode ir esse ano:

Longtan Fair:

O que esperar: eventos esportivos incluindo artes marciais, pingue-pongue, queda de braço, malabarismos com diabolo, xadrez. A participação dos espectadores é bastante incentivada, e comidinhas são bem fáceis de serem encontradas.

Endereço: Longtan Park, 8 Longtan Road, Dongcheng District
Metrô mais próximo: Tiantandongmen Station (Linha 5)
Abertura: por volta das 8:00 até as 17:00
Taxa de entrada: 10 CNY

Ditian Temple Fair:

O que esperar: uma das feiras mais populares ao redor de Pequim, então vá preparado para uma série de performances que envolvem a memória e herança cultural chinesa, incluindo cerimoniais, teatro de sombras com marionetes, danças do dragão e do leão. Também bem fácil de achar comidinhas locais por lá.

Endereço: Ditan Park, Anding Gate, Dongcheng District
Metrô mais próximo: Yonghegong (Linhas 2 e 5)
Abertura: por volta das 8:00 até as 17:00
Taxa de entrada: 10 CNY

Dongyue Temple Fair:

Chinese New Year: Fu Character
O caractere Fu (福 ) pode ser visto em todos os lugares durante o Ano Novo Chinês em Pequim!

O que esperar: celebração de tudo o que é ‘Fu’ (福 Good Fortune) – o caractere chinês que você vai ver várias vezes durante o Ano Novo Chinês em Pequim, provavelmente de cabeça para baixo. Você vai ver tudo o quanto é coisa envolvendo o ‘fu’: oração para ‘fu’, escritura de cartões ‘fu’, andar pela rua ‘fu’, e comer alguns snacks locais, obviamente.

Endereço: 141 Chaoyangmenwai Avenue, Chaoyang District
Metrô mais próximo: Chaoyangmen Subway (Linhas 2 e 6 )
Abertura: 25 – 30 de Janeiro, por volta das 8:00 até as 18:00
Taxa de entrada: 10 CNY

Outras feiras a serem exploradas:

  • Changdian Temple Fair (Xuanwu District)
  • Wuxiancaishen Temple Fair (Xicheng District)
  • Baiyun Temple Fair (Xicheng District)
  • Beihai Park Temple Fair (Xicheng District)
  • Summer Palace Temple Fair (Haidian District)
  • Old Summer Palace Temple Fair (Haidian District)
  • Hongluo Temple Fair (Huairou District).

Observação: as datas e horários são apenas estimativas baseadas nos eventos do Ano Novo Chinês em Pequim do ano passado. Nós vamos atualizar aqui qualquer informação que seja alterada assim que ela for oficialmente liberada.

Ano Novo Chinês em Pequim || Festival de Gelo e Neve do Desfiladeiro de Longqing

Chinese New Near Beijing Longqing Gorge Festival
Esculturas de gelo no Festival de Gelo e Neve de Longqing Gorge

Se você está com vontade de dar uma escapadinha da cidade sem ter que ir muito longe, e além disso você sempre quis ver o Festival de Harbin, então nós temos uma opção para você: o Festival de Gelo e Neve do Desfiladeiro de Longqing (Longqing Gorge Ice and Snow Festival).

Localizado a apenas poucas horas de viagem, nos arredores de Pequim, Longqing Gorge possui seu próprio festival com esculturas de gelo no estilo Harbin.

Todo ano no dia 15 de Janeiro até o fim de Fevereiro centenas de esculturas de gelo feitas por chineses e estrangeiros ficam à mostra na região de Longqing.

As esculturas congeladas são complementadas por luzes e, em alguns casos, essas luzes são colocadas para se assemelhar a estruturas famosas como a Muralha da China. Geralmente tem um tema específico para cada ano.

O festival é uma ótima opção de viagem bate e volta ou até mesmo para passar uma noite por lá. Só se lembre de levar roupas bem quentinhas!

Dê uma olhada no nosso blogue de Passeios de um dia partindo de Pequim para saber como chegar lá e para ver outras ideias de onde ir quando quiser escapar da cidade!

Ano Novo Chinês em Pequim || Baile de Gala do Festival da Primavera 

spring festival gala
春晚 – A noite do Baile de Gala do Festival da Primavera

Se ficar no frio ou cercado por multidões não é bem a sua praia, não se preocupe. Você ainda pode assistir e ter uma experiência de imersão cultural do sofá da sua casa.

Você pode viver um pouquinho da tradição mais moderna da China durante o Ano Novo Chinês em Pequim deitado no seu sofá, ligando a TV e assistindo ao Baile de Gala pela CCTV.

DICA – Em mandarim isso é chamado de 中央电视台春节联欢晚会 (zhōngyāngdiànshìtái chūnjiē liánhuān wǎnhuì), mas é geralmente encurtado para 春晚 (Chūnwǎn).

Chinese New Year Beijing Dumplings
Faça dumplings 饺子 para o Ano Novo Chinês em Pequim

O Baile de Gala é como se fosse um show de variedades: ópera chinesa, pequenas esquetes cômicas, danças do leão, acrobacias, shows de mágica… cite uma coisa e provavelmente já foi feita em um desses shows. 

O show começa às 20:00 da véspera do Ano Novo Lunar e vai até meia-noite.

Se você está pensando no que comer durante o show, bem, nada melhor do que preparar alguns 饺子 Jiǎozi.

Além de serem deliciosos, é uma tradição chinesa fazer dumplings e comer durante a véspera do ano novo.

Isso porque a palavra ‘jiaozi’ parece com uma palavra do chinês antigo que significa trocar o velho pelo novo. Convide seus amigos e faça dumplings com eles. Nada mais perfeito para uma noite de ano novo!

E não esqueça de checar nosso blogue que explica mais sobre os Signos Chineses e o que fala dos feriados oficiais chineses para começar o Ano do Rato com o pé direito!

chinese spring festival holiday

Ano Novo Chinês em Pequim || Fogo de Artifício e Espetáculo de Luz

Assistir ao fogo de artifício é um jeito bem popular de celebrar o Ano Novo Chinês em Pequim, e a cidade é conhecida por ter alguns dos espetáculos mais impressionantes do mundo.

Nos últimos anos, temos vindo a ver espetáculos de luz e até de drones aparecer pela cidade durante as comemorações do Ano Novo Chinês.

Aqui tem algumas coisas que você deve saber sobre os fogos de artifício durante o Ano Novo Chinês em Pequim:

Não diga que a gente não te avisou!
  1. Datas e horas: os fogos de artifício são normalmente lançados durante a Noite de Ano Novo e durante os primeiros dias do período do Ano Novo Chinês.
  2. Locais: os espetáculos de fogo de artifício são feitos em vários sítios por Pequim, incluíndo parques, praças e outros espaços públicos. Alguns sítios bem populares incluem o Parque Olímpico, o Parque Tiantan e a área CBD.
  3. Multidões: os espetáculos de fogo de artifício em Pequim podem atrair multidões enormes, então é importante chegar cedo para guardar um sítio com uma boa vista.
  4. Melhores locais para assistir: alguns dos melhores locias para assistir aos fogos de artifício em Pequim incluem arranha-céus com acesso a terraços, como a Torre CCTV e a World Tower da China. Você pode também tentar assistir de parques e outras áreas publicas que tenham uma vista desafogada dos fogos de artifício.
  5. Importância cultural: na cultura chinesa, acredita-se que os fogos de artifício mantém longe os espíritos malignos e trazem sorte e prosperidade para o ano que aí vem. Ver o fogo de artifício durante o Ano Novo Chinês é uma forma de participar dessa tradição cultural e viver a atmosfera festiva dessa celebração.

No fim de contas, assistir aos fogos de artifícios é uma forma incrível e memorável de celebrar o Ano Novo Chinês em Pequim, e uma oportunidade ótima de viver a cultura vibrante e tradições da cidade.

Luzes, ação… drones!

Ano Novo Chinês em Pequim || Perguntas frequentes

Quando é o Ano Novo Chinês em 2024?

Em 2024, o Ano Novo Chinês é Sábado, 10 de Fevereiro.

Como dizer Feliz Ano Novo em Chinês?

Feliz Ano Novo em chinês é 新年快乐 Xīnnián kuàilè.

O Ano Novo Chinês é ao mesmo tempo que o Ano Novo do Calendário Gregoriano?

Não. O Ano Novo Chinês é a celebração do começo de um novo ano no Calendário Lunar.

O festival é comumente referido como Festival da Primavera na China e a data varia de ano para ano, sendo comemorado entre o fim de Janeiro ao começo de Março, dependendo do ano.

Como celebrar o Ano Novo Chinês em Pequim?

Tem várias formas de viver a magia do Ano Novo Chinês em Pequim, desde visitar templos e provar comidas tradicionais a ver espetáculos de fogo de artifício incríveis – tem algo para agradar a todo o mundo!

Como posso aprender a falar em chinês sobre o Ano Novo Chinês?

É fácil!

Você pode ter aulas de grupo ou individuais em nossa escola em Pequim, ou você pode estudar a qualquer hora, em qualquer lugar, com nossas Aulas Flexi Online!

Quer mais da LTL?

Quer aprender Chinês no conforto de sua própria casa? Então nossas aulas de Chinês online 24/7 podem ser a escolha perfeita para você.

Oferecemos um período de teste de 7 dias grátis para todos os novos estudantes online onde você pode estudar mandarim 24 horas por dia.

Venha checar sem custos e veja o que acha!

Se quiser saber mais da LTL Escola de Mandarim, porque não se juntar à nossa lista de email?

.

Deixe um comentário

You will get a reply from us
Your email address will not be published. Name and Email are required.

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Saber mais