A Grande Muralha da China || O Guia Definitivo da LTL
O Guia da Muralha da China || Cobertura Completa com a Escola de Mandarim LTL
Bem vindo ao guia LTL da Grande Muralha da China.
Não é surpresa pra ninguém que a maioria dos estudantes que chegam à LTL nos perguntam sobre a Grande Muralha da China nos primeiros dias, às vezes nas primeira horas. Basicamente, assim que chegam na Escola!
Afinal das contas, não é a toa que a Muralha da China é uma das Sete Maravilhas do Mundo.
Por causa do número de perguntas e interesse dos nossos alunos, nós decidimos fazer para vocês um Guia da Muralha da China completo, incluindo uma oportunidade única aqui que você não encontra em lugar nenhum! Vamos já apresentar-lhe essa oportunidade nesse vídeo rápido:
Guia da Muralha da China || 8 Fatos sobre a Muralha
Guia da Muralha da China || Clima
Guia da Muralha da China || Quando visitar?
Guia da Muralha da China || Posso estudar chinês na Muralha?
Guia da Muralha da China || Mais alguma dica?
BÔNUS || História de uma Aluna
Guia da Muralha da China || Perguntas Frequentes
Antes de chegarmos na Grande Muralha da China, vamos à algumas coisas que você precisa saber!
Guia da Muralha da China || 8 Fatos sobre a Muralha
Chegou a hora dos 8 (afinal, 8 é um número da sorte na cultura chinesa) fatos rápidos que você provavelmente não sabe sobre a Grande Muralha da China!
1 – 33% da Muralha já desapareceu
Doido isso, né?! Ainda existem muitas partes da Muralha da China de pé, firmes e fortes, mas algumas partes não são mais as mesmas. As que ficam nas áreas da Mongólia Interior, Ningxia e Gansu são as mais ameaçadas.
2 – Comprimento Total da Muralha da China – 21.196,18 km (13.170,70 milhas)
Só para colocar em perspectiva, esse é aproximadamente a metade do comprimento da Linha do Equador! Você teria que dirigir cerca de 53 km por dia, todos os dias por um ano inteiro para conseguir percorrer todas as partes da Muralha.
3 – Construída para proteção contra invasores
A Grande Muralha da China foi usada como defesa militar durante a maior parte da sua história; durante o seu pico, na Dinastia Ming, a Muralha era vigiada por mais de 1 milhão de soldados. Hoje em dia, bem oposto ao seu propósito original, a Grande Muralha da China atrai milhões e milhões de visitantes todos os anos.
4 – O mais longo cemitério da Terra
A Grande Muralha da China muitas vezes é referida como cemitério por causa da quantidade de pessoas que morreram ao longo dos anos em sua construção, que durou milhares de anos.
5 – Um dos primeiros patrimônios da UNESCO na China
A Grande Muralha da China foi um dos seis primeiros monumentos na China a ganhar o status de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1987. Hoje em dia a China conta com um total de 53 patrimônios da UNESCO.
6 – Sua história tem mais de 2500 anos
A Grande Muralha da China era originalmente pequenas muralhas que foram colocadas juntas para se transformarem em uma só pelo Imperador Qin Shi Huangdi. Ele foi o responsável por conquistar e unificar os Estados Chineses do Norte durante a Dinastia Qin (221 – 207AC). As seções originais da Muralha foram construídas anos antes por estados menores, buscando proteção contra invasores.
7 – Partes Populares da Muralha da China são bem mais novas
Apesar da construção de seções da Grande Muralha da China ter começado milhares de anos atrás, a maior parte das seções intactas e populares, são da Dinastia Ming (1368 – 1644). A construção da Muralha também parou com o fim da Dinastia Ming.
8 – Tijolos da Muralha da China usados durante a Revolução Cultural
Durante a Revolução Cultural (1966 – 1976) pessoas foram encorajadas a tirar tijolos da Muralha da China para construção. Os tijolos foram usados para construir casas, fazendas e até reservatórios.
Guia da Muralha da China || Clima
O clima é um fator importante na sua decisão de quando visitar a Muralha. EVITE O VERÃO! É muito CALOR, e isso torna a subida da Muralha um trabalho ainda mais difícil!
Aqui vai um guia de temperatura em Pequim e arredores durante o ano.
Escolha uma época do ano que seja boa pra você, mas tipicamente, por morar em Pequim e conhecer melhor o clima, eu recomendo os meses de Março/Abril/Outubro/Novembro.
Guia da Muralha da China || Quando visitar?
Às vezes, chegar a essa decisão é mais fácil por um processo de eliminação. Por exemplo…
Evite os picos de Verão e Inverno.
Vendo pelo lado positivo, nessas épocas do ano você pode ser contemplado com um lindo céu azul no verão, ou neve (aí é questão de ponto de vista, se é bom ou ruim) no inverno. A Muralha fica toda branquinha e é muito lindo de se ver. Apesar dessas épocas serem lindas para fotos, andar por lá num calor de mais de 30 graus ou na neve escorregadia, pode não ser nada fácil.
Ainda assim, eu evitaria ir em épocas de pico e época alta, o que nos leva ao nosso próximo tópico…
Evite feriados chineses A TODO O CUSTO
Acredite em mim. E se quiser ver pra crer, digite no Google “Muralha da China cheia” e verás.
É isso que você quer? É, eu acho que não! Essas épocas mais cheias geralmente acontecem nos Feriados Chineses. Se você puder, também evite os fins de semana.
O tempo perfeito para visitar a Muralha da China seria Primavera/Outono num dia de semana, com um céu azul e calmo. Perfeição.
Guia da Muralha da China || Posso estudar chinês na Muralha?
Parece estúpido, e meio fora da realidade, né… só que não!
Aqui na LTL nós não somos apenas sonhadores, a gente faz as coisas acontecer! Esse é o objetivo do nosso Programa da Muralha da China.
Então você decidiu que quer aprender mandarim na China. Ótimo, você já está no caminho certo!
Agora e se a gente te disser que além de estudar chinês na sala de aula ou nas ruas da China, você também pode aprender mandarim numa parte rural da Grande Muralha da China? É uma experiência única!
Quer saber mais? – Estude Chinês na Muralha da China (em inglês) ou veja nosso vídeo acima!
Guia da Muralha da China || Mais alguma dica?
Visite nosso Blog e veja mais posts sobre a Muralha da China.
Lá você vai conseguir mais informação sobre em que parte da Muralha ir, onde evitar, os custos, fatos – tudo o que você precisa saber.
BÔNUS || História de uma Aluna
É sempre confortante ouvir o que outra pessoa pensa sobre suas experiências antes de você ir. Uma das nossas alunas passou um fim de semana na Grande Muralha conosco e documentou a sua experiência com alegria!
Essa história é contributo da Eleanor, aluna da LTL.
Eu gostei muito do passeio à Grande Muralha.
Foi um dos pontos altos da minha viagem a Pequim.
Minhas partes favoritas foram explorar a muralha selvagem no primeiro dia e comer um jantar fantástico nessa noite.
Eu realmente gostei de ficar em um lugar longe de turistas, e adorei que depois que a gente começou a subir a montanha, não vimos mais nenhum turista.
Eu também me diverti explorando a grande muralha, e fiquei contente que a gente pode ir por um caminho diferente para baixo. Queria ter tido mais tempo para explorar a muralha.
Uma sugestão: comece um pouco mais cedo no primeiro dia, peça ao pessoal do hotel para embalar o almoço e leve-o consigo para a muralha para comer lá. Picnics são divertidos.
Quanto à comida, eu adorei o jantar que tivemos (o café da manhã foi simples, mas saboroso).
Eu gostei realmente que os vegetais que comemos eram cultivados ali perto.
Também gostei de que a refeição tinha tantos vegetais. O almoço no primeiro dia foi bom, mas não achei nada de mais.
Também disfrutei da oportunidade de eviscerar um peixe, e ver um homem abater um coelho foi uma experiência única e interessante. Ele, e todo o mundo que a gente conheceu na viagem, era amigável e acolhedor.
Segundo Dia na Grande Muralha
Embora eu não tenha gostado tanto da Grande Muralha no segundo dia tanto quanto no primeiro (sobretudo por causa de turistas), eu ainda assim estou contente que a gente foi.
Foi agradável ver como a muralha é na totalidade. E eu fui em zonas selvagens, sem turistas, novamente, então tive oportunidade de explorar a muralha selvagem mais uma vez.
A Ellen, nossa líder de viagem, estava absolutamente certa quando disse que tínhamos de acordar cedo para chegar antes das multidões.
Enquanto estava descento, notei quantas pessoas estavam à nossa volta. Eu realmente queria ter tido uma hora ou duas para aprecisar isso tudo.
Ellen foi uma líder de viagem fantástica. Ela subiu a montanha mesmo sendo uma caminhada dura, e foi muito paciente quando queríamos mais tempo para explorar.
Ela perguntou por nossas preferências e foi flexível quando sugeríamos mudanças de planos. O passeio foi muito bem planeado e correu sem problemas.
Eu recomendaria esse programa a qualquer pessoa. Passei um tempo maravilhoso e estou muito contente de ter tido oportunidade de experienciar a Grande Muralha desse jeito!
Horário da Grande Muralha da China
DIA I
8:30 – Receba um almoço embalado e parta da escola LTL de carro.
10:00 – Chegue a Gubeijou, onde vai se encontrar com seu guia e começar o passeio.
Vamos passar 5-6 horas (incluíndo o almoço) passeando por Jinshanling.
5:00 – Em Jinshaling vamos jantar comida chinesa tradicional local em uma fazenda.
Vamos passar a noite acampando junto à Grande Muralha. As tendas e sacos-cama são fornecidos e haverá instalações de apoio por perto. Em caso de mau tempo, ficaremos numa pensão próxima (com ar condicionado).
DIA II
7:30 – Café da manhã e preparar para o dia.
8:30 – Caminhar até à área Simatai da Grande Muralha.
12:30 – Regresso a Pequim de carro.
Dicas úteis para o Passeio na Grande Muralha
- Por favor, use calçado e roupa apropriados
- Por favor, traga um casaco impermeável para o caso de mau tempo
- Por favor, traga também seu telemóvel completamente carregado
Guia da Muralha da China || Perguntas Frequentes
Quão longa é a Grande Muralha da China?
Aproximadamente metade da linha do Equador! Tem cerca de 21.196,18 km (13.170,70 milhas).
Qual é a melhor altura para visitar a Grande Muralha da China?
O clima é um fator importante na sua decisão de quando visitar a Muralha.
EVITE O VERÃO! É muito CALOR, e isso torna a subida da Muralha um trabalho ainda mais difícil! Escolha os meses de Primavera e Outono para as melhores temperaturas.
Porque foi construída a Grande Muralha da China?
A Grande Muralha tem sido usada como defesa militar ao longo da maior parte da história.
Durante o pico da Dinastia Ming, a Muralha era guardada por mais de 1 milhão de soldados.
Quer mais da LTL?
Quer aprender Chinês no conforto de sua própria casa? Então nossas aulas de Chinês online 24/7 podem ser a escolha perfeita para você.
Oferecemos um período de teste de 7 dias grátis para todos os novos estudantes online onde você pode estudar mandarim 24 horas por dia.
Venha checar sem custos e veja o que acha!
Se quiser saber mais da LTL Escola de Mandarim, porque não se juntar à nossa lista de email?